quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Beata Alexandrina : a Reparadora do Santíssimo Sacramento


Hoje é quinta-feira , dia especial para nós católicos, dia solene de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Nesse dia, o foco principal é Nosso Senhor , que se não bastasse morrer na Cruz , num surto de amor , quis se fizer nosso alimento só para saciar a fome de nossas almas.
 Ah Católicos, quanto não devemos agradecer a Jesus pela enorme felicidade de ser Católico e poder dizer como Ele ao samaritanos: "vós adorais o que não conhecem, nós adoramos o que conhecemos" (Jo 4, 22), e não sóo que conhecemos , mas o que convivemos e comungamos.
 Mas hoje o mundo tem virado as costas a tão grande bem , é lastimável o número de sacrilégios acontecem com o Santíssimo Corpo do Senhor. Roubo de Hóstias Consagradas para fim malignos, desrespeitos no culto litúrgico, abandono ou má manutenção das capelas do santíssimo e capela com sacrários , e muitas outras coisas. Mais do que nunca precisamos desagravar o Coração de Jesus sedento por amor , e que nos suplica com esses termos : "dá-me de beber" (Jo 4, 7).
 Quem soube muito bem saciar a sede de Jesus sem duvida alguma foi a Beata Alexandrina Maria da Costa, leiga Salesiana.
 Alexandrina nasce em Portugal, mais em Balasar no dia 30 de março de 1905. Dotada desde cedo por amor á oração (apesar das traquinagens que fazia), foi crescendo em santidade e graça ao longo de sua infancia, chegando a aconselhar pessoas mais velhas do que ela em seus problemas.
 Em uma ocasião , o capataz de sua casa , sabendo que as suas responsáveis saíram, tentou abusar da pobre jovens , e ela para não perder a pureza e virgindade , se jogou do terceiro andar de sua casa , ficando assim entrevada numa cama durante o resto de sua vida.
 Muitas vezes fazia novenas a Nossa Senhora, mas com o tempo percebeu que sua doença era vontade do Altíssimo e então se resignou. 
 Apatir dai Nosso Senhor fez seu chamado a ela para reparar as ofensas da humanidade: "Dá-me as tuas mãos, que as quero crucificar; dá-me os teus pés, que os quero cravar comigo; dá-me a tua cabeça, que a quero coroar de espinhos como Me fizeram a Mim; dá-me o teu coração, que o quero trespassar com uma lança, como Me trespassaram a Mim; consagra-Me todo o teu corpo, oferece-te toda a Mim, que te quero possuir por completo e fazer o que Me aprouver."
Em suas notas Alexandrina descreve o motivo de seus sofrimentos:
"1 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo para obter um amor doido a Jesus Sacramentado e para que seja amado de todos no Santíssimo Sacramento.
2 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo pelas intenções do meu padrinho e família.

3 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo pelos pecadores que me estão muito recomendados.

4 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo por todos os pecadores do mundo.

5 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo para obter um amor doido a Maria Santíssima.

6 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo pelos sacerdotes.

7 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo pelas intenções que me estão recomendadas.

8 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo pelo meu director espiritual.

9 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo para obter o amor dos anjos, dos querubins e dos serafins.

10 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo sem em queixar.

11 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo pelo que for da vontade de Nosso Senhor.

12 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo em memória da Paixão de Nosso Senhor.

13 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo pela minha mãezinha.

14 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, mortificarei o mau corpo.

15 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei só para viver para Jesus e para Maria.

16 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo pelo Santo Padre e pelas necessidades da Santa Igreja.

17 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei pelas Dores de Nossa Senhora.

18 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei pela minha querida Çãozinha.

19 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, entrego-Lhe o meu corpo como vítima e renovo o meu voto de virgindade e pureza.

20 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo para só pensar em Jesus e Maria.

21 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo para ser muito amiga do meu Anjo da Guarda.

22 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, guardarei o silêncio.

23 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo para obter o amor da Santíssima Trindade.

24 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei para alcançar tudo de Nosso Senhor e ser santa.

26 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, renovarei o voto de oferecer tudo pelas Almas do Purgatório.

27 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo, em primeiro lugar, pela Nossa Cruzada Eucarística e por outra que me foi recomendada e por todas do mundo inteiro.

28 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo pela conversão e necessidade de toda a minha família.

29 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo pelos pecadores que estão para mais depressa irem para a presença do Senhor.

30 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, sofrerei tudo para obter o amor de todos os santos e santas.

31 – Por amor de Maria Santíssima e de Jesus Sacramentado, não comerei sobremesa."
Era Constante as vezes que a Beata sofria as dores da Paixão do Senhor pela salvação de uma alma, e sua reparação era bem aceita por Nosso Senhor e vista com bons olhos.
Beata Alexandrina nos apresenta um modelo de como de ser uma alma reparadora:
1° Discreta:
a discrição é uma virtude que hoje em dia pouco se fala , até porque , com as redes sociais, vemos caso de pessoas que postam tudo aquilo que fazem e abrem sua vida e intimidades para todos . Essa virtude é importantíssima para vida espiritual porque nos ajuda a conservar a graça de Deus e evitar o pecado , porque quanto menos nos mostramos menos pecamos.
2°Conformada:
No inicio de suas dores ela tentou conseguir atraves de novenas a cura para seus males, mas vendo que Deus não a atendia, não ficou blasfemando contra Deus como uma criança mimada, mas como fazem os anjos e fez o proprio Cristo , se inclinou ao Pai e disse "que não se faça o que eu quero , mas o que tu queres"(Lc 22,42).
3° autoconhecimento e confiança na graça: 
Alexandrina conhecia suas forças e o quanto era fragil para sofrer, mas confiava mais na Graça do Espírito Santo do que em si própria.
4° Amor a Deus 
São João nos ensina em sua carta que "o Amor consiste nisto : Deus nos amou por primeiro" (1Jo 3,16), portanto , se primeiro eu não me sinto amado por Deus eu não sou capaz de ama-lo nem amar as almas que são o meu próximo. Sua imolação como vítima se deu graças ao seu amor ardente por Jesus.
Nós pobres pecadores talvez nunca chegaremos a ser iguais a Beata Alexandria, mas que com seu exemplo possamos neste dia nos esquecer de nós mesmo e "olhar aquele que foi transpassado" por nós , e repara-lo em seu Sacramento de Amor.
Beata Alexandrina, rogai por nós!
 Link de um blog para aqueles que querem ler seus escritos e sua biografia:http://alexandrinabalasar.free.fr/autobiografia_1.htm
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário